sábado, 19 de fevereiro de 2011

Reforço das Longarinas Traseiras para Instalação de Reboque

Depois de uma longa inatividade, vamos atualizar a reforma do "Félix".
Como já se viu muitas vezes, é comum partes da estrutura do NIVA serem arrancadas ao se puxar ou ser puxado pelos suportes destinados a esse fim ou mesmo pelos pára-choques.
Na traseira do veículo, p.ex., existem dois olhais teoricamente destinados a esse fim.  Digo teoricamente porque na prática não servem para isso.  Além do NIVA não possuir chassis e sim longarinas feitas de chapas finas, esses olhais são fixados em locais que não têm a resistência necessária para tracionarem o próprio peso do veículo.  Imagine colocar um suporte de reboque em um NIVA sem prepará-lo para isso.
Resolvi então, fazer alguns reforços em sua estrutura traseira.
As fotos a seguir creio que dispensam maiores comentários.  Foram usadas cantoneiras de ferro de 2" (polegadas) e perfis de ferro "U" nos reforços.

A foto acima mostra um pedaço de cantoneira reforçando o apoio dos olhais de reboque.  Entre o olhal e a cantoneira, podemos ver a fina chapa original que prendia esse olhal.
 Os parfusos foram substituídos e porcas foram soldadas aos olhais que antes possuíam roscas.
 Abaixo do reforço, outra longarina (invertida), servindo de apoio reforçado para os tubos de fixação dos pára-choques, que serão aí introduzidos.
 Outra vista do conjunto.
 Visão lateral.
 Já devidamente soldado à longarina.
 Visão inferior.  Este conjunto ainda será mais reforçado com novas cantoneiras que se estenderão ao longo da longarina de forma a dissipar os esforços pela mesma.
 Aqui, um dos dois pedaços de perfil "U" que serão soldados à travessa, junto aos suportes superiores dos amortecedores traseiros.
Estes reforços aumentarão a resistência à tração do reboque e estabilização do mesmo.
 Pedaço de cantoneira a ser soldada na longarina e interligada aos suportes dos pára-choques traseiros.
 Visão geral dos reforços e suporte do reboque.
 À direita desta imagem, as linhas coloridas indicam os vários pedaços de cantoneira que compõem o reforço das longarinas.
 Vista posterior do reboque.
Vista inferior do reboque, ressalvando que os parafusos que aparecem serão substituído por outros de dimensões adequadas.



Um comentário: