domingo, 30 de outubro de 2011

Modificações da Instalação Elétrica do NIVA



Quem já tentou instalar um novo equipamento no carro (som, farol auxiliar, iluminação no porta-malas, bateria auxiliar, etc.) sabe a trabalheira que dá passar novos fios ou substituir os antigos.

No caso do NIVA e outros carros ela passa pelo assoalho, aí não tem jeito, tem que tirar as borrachas das portas, afastar o carpete, não raro ter retirar os bancos, soltar forros... Enfim, uma trabalheira que costuma desanimar o mais disposto dos futriqueiros.

Além disso, nunca me agradou aquele bolo de fios pelo assoalho, ainda que escondido debaixo do forro do piso.

Se entrar água e tiver um fio com o isolamento danificado ou uma emenda mal feita, alguma coisa vai deixar de funcionar, na melhor das hipóteses.

Daí a modificação ora apresentada.

Creio que as fotos abaixo são auto explicativas.

O material empregado foi eletroduto flexível de boa qualidade, do tipo resistente e que não amassa ou quebra ao ser dobrado ou apertado.

Uma recomendação é colocar uma proteção térmica no mesmo em locais onde a chapa ficar muito exposta ao sol, como é o caso do teto. Se ficar exposto ao calor por longos períodos este material tende a ficar quebradiço.

No meu caso, será utilizado um isolamento térmico à base de polietileno de baixa densidade entre o eletroduto e a chapa, que será objeto de próxima postagem.

O diâmetro dos eletrodutos foi determinado pelo espaço disponível na lataria, que variou de 20 a 25 mm2, o que é mais do que suficiente mesmo que usasse apenas um ramal. Como sou exagerado tenho à disposição caminhos alternativos.

Para passar a fiação por esses eletrodutos utiliza-se a mesma técnica usada pelos eletricistas em instalações elétrica embutidas: arame de aço ou uma guia de nylon, o que permite a qualquer momento alterar ou acrescentar novos condutores.

Os números que aparecem nas fotos referem-se ao ramal (circuito) para facilitar o entendimento.

Os eletrodutos, após a passagem dos fios, serão melhor arrumados, presos com abraçadeiras de nylon e envoltos com pedaços de manta de polietileno para evitar vibrações com a lataria e, consequentemente, ruídos.

Diagrama
Teto
Lateral Traseira Esquerda
Traseira




Lateral Esquerda

Cofre do Motor (Estepe)



Caixa da Roda Dianteira Esquerda (Caixa de Ar)



Caixa da Roda Dianteira Esquerda (Coluna)


Painel (Lado Esquerdo)

Cofre do Motor (Bateria)


Lateral Traseira Direita
Lateral Direita (Caixa de Roda Traseira)


Lateral Direita (Parte Central)


Lateral Direita (Bocal de Abastecimento)



Painel (Lado Direito)


 Epaminodas (Milonga)
Para um serviço bem feito é necessário auxiliares competentes
Picolino
Olhar atento aos detalhes
























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