Depois de uma longa inatividade, vamos atualizar a reforma do "Félix".
Como já se viu muitas vezes, é comum partes da estrutura do NIVA serem arrancadas ao se puxar ou ser puxado pelos suportes destinados a esse fim ou mesmo pelos pára-choques.
Na traseira do veículo, p.ex., existem dois olhais teoricamente destinados a esse fim. Digo teoricamente porque na prática não servem para isso. Além do NIVA não possuir chassis e sim longarinas feitas de chapas finas, esses olhais são fixados em locais que não têm a resistência necessária para tracionarem o próprio peso do veículo. Imagine colocar um suporte de reboque em um NIVA sem prepará-lo para isso.
Resolvi então, fazer alguns reforços em sua estrutura traseira.
As fotos a seguir creio que dispensam maiores comentários. Foram usadas cantoneiras de ferro de 2" (polegadas) e perfis de ferro "U" nos reforços.
Os parfusos foram substituídos e porcas foram soldadas aos olhais que antes possuíam roscas.
Abaixo do reforço, outra longarina (invertida), servindo de apoio reforçado para os tubos de fixação dos pára-choques, que serão aí introduzidos.
Outra vista do conjunto.
Visão lateral.
Já devidamente soldado à longarina.
Visão inferior. Este conjunto ainda será mais reforçado com novas cantoneiras que se estenderão ao longo da longarina de forma a dissipar os esforços pela mesma.
Aqui, um dos dois pedaços de perfil "U" que serão soldados à travessa, junto aos suportes superiores dos amortecedores traseiros.
Estes reforços aumentarão a resistência à tração do reboque e estabilização do mesmo. Pedaço de cantoneira a ser soldada na longarina e interligada aos suportes dos pára-choques traseiros.
Visão geral dos reforços e suporte do reboque.
À direita desta imagem, as linhas coloridas indicam os vários pedaços de cantoneira que compõem o reforço das longarinas.
Vista posterior do reboque.
Vista inferior do reboque, ressalvando que os parafusos que aparecem serão substituído por outros de dimensões adequadas.
Elite, muito bom!
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